Refinanciamento

Refinanciamento de Empréstimo Com Garantia | Guia Completo

Se você tem algum empréstimo com parcelas que estão pesando no seu bolso, o refinanciamento de empréstimo com garantia pode ser uma ótima possibilidade para arrumar as finanças pessoais. 

Esse tipo de refinanciamento de empréstimos com garantias permite conseguir melhores taxas de juros sendo uma maneira saudável de sanar eventuais problemas financeiros. 

O Que é o Refinanciamento de Empréstimo com Garantia?

O refinanciamento de um contrato de empréstimo é uma renegociação do seu contrato atual por outro, normalmente feito na mesma instituição financeira, só que proporciona melhores condições e valores das parcelas. 

Caso tenha algum imprevisto financeiro, o refinanciamento pode ser um aliado para não se endividar descontroladamente, e voltar de forma rápida a ter o controle de suas finanças. 

Entretanto, é de extrema importância verificar se de fato você irá conseguir com este refinanciamento as melhores taxas de juros bem como parcelas menores que caibam em seu novo planejamento financeiro. 

Para fazer uma simulação, acesse esse link aqui.

Como Funciona o Refinanciamento de Empréstimo com Garantia?

Funciona ao contrário do financiamento, pois quando se faz um empréstimo, geralmente é para compra de algum bem ou investimento, como um imóvel, veículo ou um novo negócio.

Enquanto no refinanciamento este bem ou outro qualquer é usado como garantia, proporcionando algumas vantagens.

O refinanciamento, seja ele qual for, pode proporcionar benefícios como:

  •         Menor burocracia no contrato de empréstimo;
  •         velocidade na liberação do novo crédito;
  •         oportunidade de troca do valor pago atualmente por outro menor com a possibilidade de troco;
  •         maior prazo para o pagamento;
  •         diluição do valor a ser pago. 

Refinanciamento de veículos

O refinanciamento de veículo ou empréstimo com garantia de veículo é uma ótima opção, pois com ela você pode conseguir até 70% do valor do automóvel. 

Com essa modalidade você irá alcançar melhores taxas e prazo mais longo para o pagamento da dívida. Mas tenha em mente que se não conseguir pagar as parcelas, o seu veículo pode ser confiscado e vendido para a quitação da dívida. 

Outra dúvida comum, é se optar pelo refinanciamento de veículo, ele ficará em posse da instituição financeira ou banco que fez o empréstimo com garantia. 

Quanto a isso tranquilize-se, pois você poderá usar o veículo habitualmente; na verdade, o que acontece, é só a alienação do automóvel com a instituição financeira que fechou o contrato.

Quais Documentos Exigidos Para o Financiamento do Veículo?

Abaixo você terá uma lista dos principais documentos exigidos pelas instituições financeiras para fazer o seu refinanciamento. 

Vale lembrar que cada instituição financeira pode solicitar documentos extras, mesmo depois da aprovação do empréstimo com garantia do veículo. 

  1. Documento de compra do veículo, CRV (Certificado de Registro do Veículo).
  2. Licenciamento do Veículo, CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo).
  3. Comprovante de renda, como extrato bancário dos últimos 3 meses.
  4. CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
  5. RG (Registro Geral), documento de identidade.
  6. CPF (Cadastro de Pessoa Física).
  7. Comprovante de endereço, como conta de água, luz ou telefone.

Principais Passo Para o Refinanciamento do Veículo

  1. O veículo tem que ter menos de 10 anos e se estiver com o documento irregular ou em nome de outra pessoa é importante regularizar e transferi-lo para seu nome.
  2. Para conseguir o refinanciamento do veículo é necessário a avaliação da instituição financeira; algumas podem exigir uma vistoria caso o valor do empréstimo for maior que R$15 mil, não ultrapasse 70% do valor do mesmo e que você não comprometa mais que 30% de sua renda mensal.
  3. Se você estiver com pressa e sem tempo, pode fazer cotações online através do simulador de contações da FinanZero, e ter até 10 cotações gratuitamente.
  4. Caso escolha uma financeira que se adequa às suas necessidades, será enviado um contrato que tão logo for assinado o dinheiro é depósitado em sua conta. 

Qual Vantagem e Desvantagem do Financiamento de Veículo?

A vantagem é que com esse tipo de refinanciamento de veículo você conseguirá junto às instituições financeiras uma menor taxa de juros, já que deixou seu automóvel como garantia para o banco.

A desvantagem é que se você não estiver com seu controle financeiro estável, deixando o seu automóvel de garantia corre um grande risco de perdê-lo por não conseguir honrar as parcelas do empréstimo.

Caso essa instabilidade for o seu caso, talvez seja mais viável fazer um empréstimo pessoal e poder ficar um pouco mais tranquilo em relação ao seu veículo, pois caso atrase as parcelas não o perderá. Porém as taxas de juros são mais abusivas.

Refinanciamento de Imóvel

Parecido com a alienação fiduciária e hipoteca (imóvel fica no nome do cliente), no refinanciamento de imóvel (imóvel fica no nome da financeira), deixará o bem como garantia e terá acesso a empréstimos de até 60% do valor do imóvel com taxas de juros bem menores.

O imóvel pode ser residencial, comercial ou até mesmo um terreno. Quando faz esse tipo de refinanciamento, passa mais credibilidade para a instituição financeira mostrando que tem intenção de pagar. 

Com isso, não precisará explicar para qual motivo está fazendo o empréstimo, e pode investir no que quiser.

Contudo, antes do banco ou instituição financeira liberar o financiamento do imóvel, você irá passar por uma análise de crédito, onde a instituição saberá o quanto você tem de renda mensal, para depois liberarem o valor do empréstimo, garantindo que não se descontrole financeiramente. 

O imóvel deve estar no seu nome e com os impostos e documentações em dia, caso contrário, não será liberado o refinanciamento.

Quais Documentos Exigidos Para o Refinanciamento de Imóvel?

Os documentos de praxe exigidos pelas instituições financeiras para o refinanciamento de imóvel geralmente são esses:

  1. Comprovante de Renda.
  2. Comprovante de Residência.
  3. RG (Registro Geral), documento de identidade.
  4. CPF (Cadastro de Pessoa Física).
  5. Certidão de Matrícula do imóvel, comprova o registro do bem em seu nome.
  6. IPTU (Imposto Sobre o Território Urbano), documento mostra a área do bem.
  7. Certidão Negativa de Tributos Imobiliários, fornecido pela prefeitura, comprova a regularidade dos pagamentos de tributos.

Fique ciente que antes de fechar o acordo, cada instituição financeira pode exigir sua própria lista de documentos, antes mesmo de liberar o refinanciamento do imóvel.

O Que Acontece Se não Conseguir Pagar as Parcelas do Refinanciamento do Imóvel?

No pior dos cenários a instituição financeira tem total poder de confiscar sua propriedade e leiloá-la para a quitação do empréstimo com a garantia de imóvel que fez.

Mas é importante lembrar que é de interesse da instituição receber as parcelas, e não confiscar seu bem, por isso geralmente você consegue renegociar sua dívida.  

Refinanciamento de Empréstimo Consignado

Essa modalidade de refinanciamento de empréstimo consignado pode ser feita por aposentados, pensionista, funcionários públicos e funcionários de empresa privadas.

Quando você refinancia o valor do contrato de crédito consignado, a financeira quita o valor anterior e libera um novo em sua conta, o excedente do novo valor é chamado de “troco”.

Exemplo: Se você já tem um empréstimo consignado de 2 mil e está precisando de mais 3 mil, a financeira irá verificar se ainda tem margem de consignável.

Caso ainda tenha margem, a financeira irá liquidar sua dívida anterior e disponibilizar um refinanciamento no valor de 5 mil em um novo contrato de empréstimo consignado.

Quando Devo Fazer o Refinanciamento de Empréstimo Com Garantia?

É importante fazer esse tipo de empréstimo quando você se enrolou com dívidas a juros altos como cheque especial, cartão de crédito e outros. Pois, esse tipo de empréstimo com garantia conseguirá juros e parcelas bem menores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima