O IMC (Índice de Massa Corporal) é uma maneira de avaliar o grau de obesidade, essas medidas são usadas pela OMS (Organização Mundial de Saúde), que por sua vez é o órgão que faz a
padronização, indicando qual seria o peso ideal para cada pessoa.

Tabela de IMC (Índice de Massa Corporal)

Cálculo IMC Descrição
Abaixo de 18,5
Baixo Peso
Entre 18,5 e 24,9
Peso Ideal
Entre 25,0 e 29,9
Acima do Peso Ideal
Entre 30,0 e 34,9
Obesidade Grau I
Entre 35,0 e 39,9
Obesidade Grau II
Acima de 40,0
Obesidade Grau III
CALCULADORA DE ÍNDICE DE MASSA CORPORAL (IMC)
Massa (em Kg)

Altura (em cm)

Porque Devo Cuidar do Índice de Massa Corporal?

Existem diferentes graus de obesidade, através desse cálculo é possível saber se uma pessoa está em seu peso ideal para sua altura.

Se o seu IMC está além do indicado você precisa se cuidar, esse ambiente é ideal para que algumas doenças aparecerem, tais como:

  • Hipertensão, onde a pessoa tem uma maior chance de suas artérias serem comprimidas devido a alimentação descontrolada de alimentos gordurosos.
  • Hipertrofia ventricular, causado pelo aumento do músculo do coração devido ao trabalho maior que o coração tem que ter para sustentar a estrutura corporal.
  • Apneia, causada por parada respiratória involuntária da pessoa quando estão dormindo.
  • Depressão, obesos têm uma tendência a mais de desenvolverem devido a sua autoestima baixa.
  • Diabetes, pois a pessoa obesa causa uma resistência natural do organismo a insulina.

Quanto maior o índice de massa corporal da pessoa, a tendência é que tenha excesso de colesterol no sangue e na bile, o que pode também causar pedras na vesícula e cálculos biliares.

O excesso de peso traz diversos riscos para a saúde aumento de riscos para doenças cardiovasculares, além de diversos tipos de câncer.

Clique Aqui para usar a Calculadora de macros OnLine em Português

Informações do IMC no Brasil

Segundo pesquisa do Ministério da Saúde no Brasil, o brasileiro está mais alto e mais gordo, nosso país está mudando do cenário da “desnutrição” para o “sobrepeso” e o aumento de risco de obesidade é eminente, principalmente em jovens homens de 10 até 19 anos, esse grupo específico teve um aumento de 82,2% do Índice de Massa Corporal em 29 anos.

Já entre as jovens da mesma idade, o aumento foi de 70,3% nesse mesmo período de tempo, mas há uma estabilidade.

Já, entre 1974 e 2003 o IMC das mulheres aumentou cerca de 1,6 kg/m² e dos homens 2,2 kg/m² essa mesma pesquisa aponta que a média do IMC do Brasileiro Adulto está próxima dos 25 kg/m² á partir desse número é um caso de sobrepeso, acima dos 30 é considerado obeso.

Quais as limitações do IMC (Índice de Massa Corporal)?

O IMC não pode ser levado como fator determinante para saber se você é gordo ou magro, se está saudável ou não, existem outras variáveis que devem ser relevadas.

Exemplos:

  1. Só o Índice de Massa Corporal não é o suficiente para dizer se você é gordo ou magro.
  2. Pessoas Musculosas terão um IMC maior, porém isso não quer dizer que elas sejam gordas ou não estejam saudáveis, a proporção de Gordura x Músculos conta.

IMC dos idosos

A Faixa ideal para os idosos é maior que 22 e menor que 27 esse seria o peso adequado, sem distinção de sexo, 22 ou menor quer dizer que está abaixo do peso, ou maior que 27 ignifica que está com sobrepeso.

IMC Infantil

O Método indicado pela OMS – Organização Mundial de Saúde para o calcular de IMC para crianças na faixa etária de Recém-nascido Até 11 Anos e 11 Meses seria em percentil, e também é levado em consideração o Sexo e a Idade (Anos e Meses). Como nas tabelas abaixo.

Como Calcular IMC – Índice de Massa Corporal?

É feita uma conta IMC = PESO / ALTURA2

Á partir de sua altura e peso, dessa forma podemos identificar qual o seu IMC e posteriormente te passar algumas dicas para melhorar seu índice de massa corporal.

O Índice de Massa Corporal é utilizado para várias conclusões importantes, como avaliação se você está saudável ou não para poder até definir prescrições de algumas medicações.

O Cálculo é diferente para Homens e Mulheres, alguns estudos feitos nos Estados Unidos pela NHANES II Survey – National Health and Nutrition Examination Survey indicaram que para calcular o IMC é necessário saber o sexo, pois o corpo Feminino e Masculino é bem diferente em tamanho e proporções.

No caso dos homens a média de altura e músculos é maior, em comparação com as mulheres que tendem a ser mais baixas e ter um percentual de gordura maior por natureza.

Recomendações

E se o meu Índice de Massa Corporal estiver alto ou acima do normal.

O Ideal que você faça uma dieta Hipocalórica, ou seja, uma dieta que contenha menos calorias que você precisa, nada mais é que uma dieta voltada para o emagrecimento.

Se você mudar seus hábitos alimentares, escolhendo os alimentos da maneira correta, rapidamente pode melhorar o seu IMC e você também pode começar a praticar exercícios físicos.

Eles ajudam diretamente na queima de gordura e tem diversos benefícios para a saúde, recomendamos caminhadas de 30 minutos por dia, somente isso já irá trazer uma grande mudança para sua vida e saúde.

Também, recomendamos que você visite o seu nutricionista para que ele possa lhe avaliar e ajudar da maneira mais correta possível.

E se o meu Índice de Massa Corporal estiver baixo do normal.

Você provavelmente tem algum grau de desnutrição, você precisará melhorar sua dieta, passando a comer mais carnes, legumes, carboidratos, tudo isso é muito importante para o funcionamento do nosso corpo.

Uma boa dica é começar a treinar musculação, ela estimula no ganho de músculos e isso melhora tanto o seu Índice de Massa Corporal (IMC) como sua saúde.

Visite seu Nutricionista para que ele possa lhe avaliar e ajudar da maneira mais correta possível.

Gostou? Então Compartilhe! Não custa nada, e você nos ajuda muito!

WhatsApp
Facebook
Twitter
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.